Colecção Cultura & Sociedade


Número I

O Destino Manifesto
Sónia Pedro Sebastião
1ª edição: 2012

O Destino Manifesto assume-se como o intangível na história das Nações. Trata-se de um fenómeno que agrega os elementos da história de uma nação num todo, numa estrutura base dos conceitos e das crenças que sustentam a vida e a cultura de um povo; e o guiam na prossecução da sua história. Como todos os fenómenos, o Destino Manifesto implica uma cadeia de causas que permitem a actualização dos factos; e afecta uma cadeia de potencializações, por vezes, contraditórias e antagónicas, enquanto causas finais e opostas. Contudo, o tempo poderá não ser visto como uma linha recta nem a história como uma necessária sucessão de acontecimentos podendo, antes, tomar a forma de intersecção face à confluência de factores influentes e à sua complexidade.





Número II

Filha, Nora, Viúva
Pedro Matias Santos
1ª edição: 2015

Portanto, um trabalho sobre Cultura. A Cultura no feminino e no masculino, entre deuses, que viajam de terras distantes onde outrora os portugueses chegaram e que hoje são origem de quem chega para se instalar em Portugal.
Pedro Matias Santos apresenta-nos uma recolha etnográfica numa perspectiva transdisciplinar entre género, etnicidade e migrações no contexto da comunidade hindu-gujarati da Área Metropolitana de Lisboa, com contributos de várias ciências sociais para um melhor entendimento das idiossincrasias culturais das diferentes comunidades étnicas e das relações que estas estabelecem com a sociedade receptora e entre si.



Número III
Fundamentos de Psicologia
Miguel Pereira Lopes, Patricia Jardim da Palma e Albino Lopes (Coordenadores)
1ª edição: 2016

Numa época em que se hípervaloriza a publicação de artigos em revistas ISI/Thompson ou Scopus, quase que se desvalorizando a importância de livros científicos, é quase um ato de coragem a publicação deste livro.
Este livro surge quase que de forma natural, como o “outro” livro necessário para uma abordagem completa da Psicologia, nas complementaridades que existem entre a prática e a teoria psicológica. No presente livro foram chamados a colaborar vários especialistas portugueses nos tópicos a que cada capítulo se refere, procurando sintetizar o conhecimento científico da Psicologia nos seus domínios clássicos fundamentais.
Parece-nos que o objetivo deste livro foi cumprido e podemos dizer que a Psicologia em Portugal fica mais rica com a publicação do mesmo.





Número IV

História da Gastronomia Macaense
Manuel Fernandes Rodrigues

1ª edição: 2018

Contributo para o reforço de uma identidade secular.


A obra agora levada a cabo remete-nos para uma pesquisa que incide sobre as origens e as ligações que cada prato ou confecção da gastronomia macaense transporta como herança dessa comunidade que se emancipou no território de Macau e se dispersou pelo mundo fora na sua diáspora.






Número V
Macau: Turismo e Identidade

Maria João Salvador dos Santos Ferreira

1ª edição: 2019



Ser Macaense, e viver fora de Macau, despertou a vontade de preservar o legado familiar da arte de cozinhar e de preparar iguarias macaenses. Em 2010 surgiu o grande desafio de um doutoramento em Turismo, do qual resultou a tese sobre a gastronomia macaense e o seu contributo para o turismo cultural de Macau.

Foi este o percurso que nos trouxe a este livro.











Sem comentários:

Enviar um comentário