Colecção Estudos


Número I

Teoria e Prática da Democracia
Sandra Maria Rodrigues Balão (Coordenadora)
António Marques Bessa
Felipe Gonçalves Brasil
Mário Rodrigues Pontes
1ªedição: Outubro de 2014



Reflexões Intemporais
"Os Mundos de Saul Cohen"
António Marques Bessa

"Políticas de Gestão Participativa"
Felipe Gonçalves Brasil

"A Teoria da Escolha Pública"
Mário Rodrigues Pontes

"A Democracia segundo Ostrogorski"
Sandra Maria Rodrigues Balão



Tendo em vista o objectivo de proporcionar abordagens diferentes, mas complementares, aos problemas da Democratização, procurou-se assegurar o tratamento de questões passíveis de fomentar olhares "prismáticos", oferecendo  um leque  de diferentes "visões": da Estratégia às Relações Internacionais, da Ciência Política à História, sem esquecer a dimensão sócio-política inerente aos problemas da Teoria da Escolha Pública.







Número 3
A Gestão de Crises no quadro da NATO
Carolina Barata

As relações de interdependência existentes em matéria de Segurança e Defesa são hoje, mais do que nunca, sensíveis. (...)

(...) estas questões e outras a elas associadas são tratadas pela autora num exercício de sistematização e análise acompanhados de grande rigor e segurança, devidamente sustentado no método.

Por isso, o leitor não ficará surpreendido pelo facto de a dissertação de Mestrado em Estratégia - que esteve na génese deste livro - ter merecido o reconhecimento público da sua qualidade, ao ser agraciada com o “Prémio Marinha Portuguesa”.

Sandra Maria 
Rodrigues Balão, in  Prefácio













Número 4
As Portas de Dante 
1ª Edição - 2015 (Esgotada)
2ª Edição - 2017

Antonio de Sousa Lara

Não há título mais adequado para esta obra do notável cientista político, António de Sousa Lara, do que "As Portas de Dante".

Trata-se de ampla e realista apresentação dos mais diversos aspectos da crescente esclerose da civilização ocidental, modelada pela ética judaico-cristã, que pautou o desenvolvimento do capitalismo cujo triunfo e apogeu os arranha-céus das grandes cidades, como Nova York e São Paulo e o caos urbano majestosamente configuram.

As portas de Dante estão abertas.

“Lasciate ogni speranza, voi ch'intrate!”

Luiz Alberto Moniz Bandeira, in Prefácio
  



Sem comentários:

Enviar um comentário